Saiba Mais

Perguntas Mais Frequentes sobre Stephen Kanitz
O Kanitz é brasileiro ou americano?

Stephen Kanitz, leia-se Kânitz, é brasileiro nato, nascido no Hospital Samaritano em São Paulo.

É filho de mãe inglesa, de quem recebeu o prenome Stephen, e religião anglicana.

O pai é de origem húngara, de quem recebeu o sobrenome Kanitz.

Eles vieram para o Brasil durante a guerra, porque curiosamente eram inimigos entre si, e não podiam morar nem na Inglaterra nem na Alemanha.

Deram-lhe o nome de Stephen, pensando voltar um dia para a Inglaterra. Só que ficaram por aqui, e se esqueceram de abrasileirar o nome do filho.

Isto até tem suas vantagens, ter nome estrangeiro ajuda a vender livros, especialmente no Brasil.

O Kanitz é economista, contador ou administrador?

Stephen Kanitz tem um Mestrado em Administração de Empresas da Harvard Business School, com bacharelado em Contabilidade pela Universidade de São Paulo, mas pelas inúmeras previsões econômicas certeiras que já fez, é conhecido com um respeitado economista, inclusive por Delfim Netto.

Mas Kanitz fala sempre mal de economistas.

Somente de maus economistas, e aí não é o único. Kanitz é inclusive casado com uma economista, muito competente, portanto a crítica não procede.

O Kanitz nunca tira férias?

Ele tira três meses de férias por ano, além de nunca trabalhar aos sábados e domingos.Seu polêmico artigo “Férias” foi escrito inclusive no seu período de férias, na praia. Por alguma razão, o artigo foi visto como sendo uma crítica contra o instituto das férias, o que obviamente não faz sentido. São os ossos do ofício de um colunista.